Você está aqui: Página Inicial / B Imag. / Noti / Agricultura

Agricultura

por as última modificação 27/02/2015 10h17
Produção de grãos terá aumento no Tocantins, revela pesquisa da Conab.

A produção de grãos no Tocantins na safra 2014/2015 terá um aumento de aproximadamente 315 mil toneladas, segundo o 4º levantamento de estimativa da safra de grãos que é realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Esse número de produção representa um volume de 9,4% a mais do que o registrado na safra 2013/2014. O principal grão produzido no estado é a soja que terá crescimento de 14,5% na produção do tipo em sequeiro. Já no tipo subirrigada, há uma estabilização na produção, que é de 152,47 mil toneladas.

O engenheiro agrônomo da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), Genebaldo Queiroz, explica os motivos do crescimento da produção de grãos. “Estamos continuando ano após ano mantendo um crescimento na produção de grãos, principalmente na produção de soja. A produção da soja representa cerca de 70% da produção e da área plantada no estado. Os produtores optam pela soja primeiro pela adaptação do grão ao estado e também por ser o grão com mais mercado garantido para o mercado interno e exportação", destaca.

Arroz: Atualmente o estado é terceiro maior produtor de arroz irrigado do Brasil e a expectativa é de que a produção aumente mais 21,83 mil toneladas nesta safra. Já o arroz sequeiro, terá um crescimento maior, 21,4%. A aérea destinada para o plantio destes dois tipos de arroz também tem previsão de acréscimo, com a expectativa de mais 3,19 mil hectares para as culturas.

"Aqui tem uma expectativa de aumento de 3%, embora não tão significativa quanto ao da soja. É inegável que estamos tendo um crescimento na produtividade desse grão e o arroz tem ganhado mercado, além de gerar uma confiança dos produtores no estado", destaca o engenheiro agrônomo Genebaldo Queiroz.

Produção de grãos no Brasil: A previsão da Conab divulgada no levantamento é que a produção da safra 2014/2015 no Brasil seja de aproximadamente 202,18 milhões de toneladas com um crescimento de 4,5%. O total de área destinada ao plantio de grãos também deve crescer, passando de 56,98 milhões hectares para 57,8 milhões. A área destinada para o plantio de soja avançou sobre as demais culturas, com aumento de 4,8%, passando de 30,1 milhões de hectares para 31,6 milhões.

Fonte: TV Anhanguera/G1 Tocantins - http://g1.globo.com/to/tocantins

Acessibilidade - Alterar tamanho do texto

Transparência - Câmara de Araguaçu/TO.

Lei de Acesso à Informação

E-SIC - Câmara de Araguaçu/TO.

SIC Físico - Câmara de Araguaçu/TO.

Leis Municipais

Mídias Sociais

Facebook       rs-Youtube.png       rs-twiter-2.jpg       rs-Google +.png

Ban-Ftos-Cid

Datas Comemorativas e Feriados

Localização do Município